Dissertação destaca o papel pedagógico e a resistência cultural das Casas de Hip Hop em Criciúma (SC).
A cultura hip hop segue expandindo suas fronteiras como ferramenta de transformação social e resistência cultural. E foi exatamente essa potência que o educador, pesquisador e Hip Hopper Maxwell Sandeer Flôr explorou na sua dissertação de mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, intitulada “Casas de Hip Hop: Práticas Pedagógicas e [Re]existência Cultural em Criciúma (SC)”.
O trabalho mergulha em três espaços de educação não formal que atuam com a linguagem da cultura hip hop na cidade: o Centro de Treinamento UDR Crew, a Casa do Hip Hop de Criciúma e a Casa do Hip Hop Flor e Ser. A pesquisa é qualitativa, autoetnográfica, com abordagem historiográfica e exploratória, e teve como base entrevistas com 14 educadores e educadoras que atuam nessas casas.
Sob orientação do professor Gladir da Silva Cabral, e com contribuições dos professores Marco Aurélio da Cruz Souza e Janine Moreira, o autor destaca a importância dos saberes populares e das experiências vividas pelos próprios agentes da cultura hip hop. A dissertação também analisa o audiovisual “Roda de Cultura Hip Hop de Criciúma”, que contribui para aprofundar o olhar sobre essas práticas educativas.
Maxwell agradece aos educadores/as que participaram da pesquisa e também aos mestres Diógenes e Fred (Vila Zuleima), além dos grupos SOS Dance, The Laws, União Dança de Rua (UDR Crew) e o Coletivo Flor e Ser, que integram essa caminhada.
O estudo evidencia que as práticas pedagógicas nas Casas de Hip Hop vão além das aulas e oficinas — são ações enraizadas em experiências comunitárias, identidades culturais e formas de resistência frente às desigualdades. A dissertação aponta que, para os/as educadores/as, a existência das casas já é, por si só, um ato de resistência.
Entre os referenciais teóricos estão nomes como Stuart Hall, Zygmunt Bauman, Paulo Freire, Larrosa, Gohn e Bell Hooks, que ajudam a compreender a intersecção entre cultura, educação e resistência.
A dissertação está disponível para leitura no repositório da UNESC: https://bib.unesc.net/acervo/134993