Funmilayo Afrobeat Orquestra lança De Ponta a Ponta e conecta o afrobeat com o rap e a quebrada de São Paulo

Afrobeat com alma, vivência e resistência

A Funmilayo Afrobeat Orquestra chegou pesada com o EP De Ponta a Ponta, um som que carrega as experiências reais das integrantes nas ruas de São Paulo, cidade cheia de contraste, corre e contradição. O trampo marca o amadurecimento artístico da banda, que há mais de seis anos vem fortalecendo a música preta independente, misturando identidade, território e tempo com groove e consciência.

A Funmilayo mantém o afrobeat como essência, mas expande o som com rap, reggae, soul, jazz e MPB, mostrando que o batuque ancestral também pode ter base moderna. Com Anacruse no teclado e Keith Félix no baixo, o som ficou ainda mais denso, grave e cheio de camadas. Tudo sob direção de Marcos Maurício, que também cuidou dos arranjos, edição e mixagem.


A cidade em cada batida

O EP abre com “A Cidade é um Espelho”, composição de Rosa Couto, inspirada na obra do lendário Itamar Assumpção. A faixa é um retrato honesto da relação de amor e estranhamento com São Paulo, aquele corre entre o caos e o encanto, entre o centro e a quebrada.

Depois vem “O Encanto e a Maquinaria”, um som que reflete o peso da cidade e o impacto do racismo ambiental. É um desabafo sobre como o sistema sufoca o corpo, a mente e a natureza, tudo embalado numa mistura de afrobeat com símbolos afro-indígenas e referências de terreiro.

Pra fechar, a faixa-título “De Ponta a Ponta”, de Sthe Araujo, é puro corre. A música fala sobre o trampo diário, o rolê entre as quebradas e o sonho de quem vive e resiste no extremo sul de São Paulo. “Peguei meu bonde andando” vira metáfora da caminhada, rápida, intensa, mas cheia de propósito.


Música preta é poder coletivo

A banda manda a real:

“Queremos transmitir nossas vivências, os conflitos e oportunidades que existem nessa cidade louca. Ser preto e de axé num espaço de concreto é o que move nossa música.”

A arte da capa é da artista periférica BraNw, que traduziu a vibe onírica e caótica do EP,  tipo um diálogo visual com a cidade, lembrando até Bitches Brew, do Miles Davis. O audiovisual foi registrado por Paris Araujo e Igor de Paula, com aquela estética urbana e afro-brasileira que dá o tom do trampo.

Um detalhe simbólico: a trompetista Larissa Oliveira gravou o EP grávida e deu à luz poucos dias depois, mostrando que o poder feminino e criativo pulsa forte no som da Funmilayo.

Ficha Técnica

Direção Artística e Musical: Funmilayo Afrobeat Orquestra
Produção Musical e Mixagem: Marcos Maurício
Coordenação e Produção: Sthe Araujo
Masterização: Felipe Tichauer
Instrumentistas: Larissa Oliveira (trompete), Stela Nesrine (sax alto), Ana Góes (sax tenor), Mariana Oliveira (sax barítono), Amanda dos Anjos (trombone), Anacruse (teclado/synth/Rhodes), Keith Félix (baixo), Jasper Okan (guitarra), Pri Hilário (bateria), Afroju Zambeleua e Sthe Araujo (percussão), Rosa Couto (xequerê e voz).
Produção executiva: Vanessa Soares
Arte de capa: BraNw
Fotos e vídeos: Paris Araujo e Igor de Paula

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