rapper-mv-bill-rap-no-movimento-rio-de-janeiro

MV Bill

Gênero

Hip hop, rap

Atividade

1993 - Atualidade

Origem

Rio de Janeiro - Brasil

Integrantes

MV Bill

Gravadora

Chapa Preta, Universal Music, Natasha Records, Sony BMG

Influências

Kmila CDD, Nega Gizza, Celso Athayde, DJ Tony, Charlie Brown Jr, Chuck D, Mr Catra

44 Views
0 Comentários
Publicidade

Descrição

Alex Pereira Barbosa nasceu em 3 de janeiro de 1974 no bairro Cidade de Deus, localizado na cidade do Rio de Janeiro, onde reside até hoje. Seus pais são Mano Juca, que exerce a profissão de bombeiro, e Dona Cristina, dona-de-casa. Ganhou o apelido de “Bill” logo aos oito anos de idade, em referência a um rato que vinha nas figurinhas de chiclete da Copa do Mundo FIFA de 1982.

Já a alcunha MV apareceu mais tarde, em 1991, quando senhoras evangélicas da Cidade de Deus o rotularam por “Mensageiro da Verdade”, pelo modo como transmitia a realidade das favelas. Seu primeiro contato com o hip hop ocorreu até o 1984, através da breakdance e do Miami Bass. Mas, efetivamente, essa relação teve início em 1988, quando assistiu ao filme As Cores da Violência e leu a tradução de algumas canções presentes na trilha sonora do mesmo.

A partir daí, começou a formular músicas, mas como o que predominava no seu bairro era o samba-enredo, ele cantava junto com o seu pai em uma escola de samba. Em 1993, participou da coletânea Tiro Inicial, de diversos estilos musicais, mas ainda era um desconhecido do público. Abriu vários Shows dos Racionais MC’s no final dos anos 90, sempre que os rappers se apresentavam no Rio de Janeiro.

E foi quando Mano Brown e Ice Blue, apresentaram uma fita demo gravada pelo Rapper carioca a gravadora Zambia, especializada em Black Music. A partir daí MV Bill se profissionalizou e gravou seu primeiro disco Mandando Fechado pela gravadora Zambia Records.

Vídeos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *